Sabesp promete fazer reparo em 48 horas de adutora que se rompeu na Freguesia do Ó, Zona Norte de SP, e alagou casas e prédio
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Ruptura da rede aconteceu na Rua Chico de Paula durante a madrugada desta quarta-feira (2). A água se espalhou, arrastando barro de uma obra vizinha e atingindo pelo menos um condomínio residencial. Sabesp promete reparo de adutora que se rompeu na Freguesia do Ó, Zona Norte de SP em 48 horas
Divulgação
A Sabesp informou que o reparo da adutora que se rompeu nesta quarta-feira (2) em uma rua Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo, será feito em 48 horas e que os casos emergenciais serão atendidos com caminhão-pipa.
A ruptura da rede aconteceu na Rua Chico de Paula, durante a madrugada, por volta das 5h. A água rapidamente se espalhou, arrastando barro de uma obra vizinha e atingindo pelo menos um condomínio residencial, na Rua Professor João Machado.
A área social do prédio, como a da piscina, ficou completamente tomada pela lama. Por causa da força da água, o muro de uma escola particular cedeu.
A adutora foi fechada, e a rua Chico de Paula foi interditada pela Defesa Civil. Muros de imóveis atingidos racharam e cederam.
O que dizem as autoridades
Tubulação de água rompe na Freguesia do Ó, na Zona Norte, e alaga casas e prédios em SP
Equipes da Sabesp chegaram ao local por volta das 8h30. Por meio de nota, a empresa afirmou que "tão logo identificou o vazamento, deslocou uma equipe técnica para interromper o fornecimento de água e conter o problema".
"Ainda que o ponto onde foi realizada a manobra operacional não corresponda ao local exato do vazamento", ressalva a empresa.
"Outras equipes da Companhia estão no local para a execução dos reparos necessários na tubulação, assim como prestar suporte aos imóveis impactados", disse.
A Enel também foi acionada, pois há risco de queda de postos de energia elétrica em um trecho da Rua Chico de Paula.
Já a Prefeitura de São Paulo informou, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que a Defesa Civil está no local e isolou preventivamente a área afetada. A ocorrência segue em andamento com equipes da Sabesp.
Moradores da rua Chico de Paula narram barulho forte durante rompimento de tubulação que alago casas
A gestão municipal também disse que a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia vai fazer na quinta-feira (3) uma ação de limpeza emergencial na região.
"As equipes entrarão com o hidrojato para desobstruir os bueiros que foram comprometidos pelo acúmulo de barro arrastado pela água. Além disso, será realizada a limpeza completa da via, com a retirada do barro acumulado nas sarjetas, garantindo a fluidez da água", disse.
A prefeitura afirmou ainda que os responsáveis pela obra possuíam todas as documentações necessárias.
A Manasa Construtora disse, em nota, que a obra está 100% regularizada.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou totalmente a Rua Chico de Paula, 262, no trecho entre as ruas Anastácio de Souza Pinto e Antônio Pombal.
Os veículos que seguem no sentido do bairro têm como alternativa a Rua Anastácio de Souza Pinto, a Rua da Bica e a Av. Paula Ferreira. Já para os veículos que seguem no sentido do Centro, as opções são: ruas Estácio Ferreira e João Machado e Av. Itaberaba.
Rompimento de tubulação na Freguesia do Ó
Reprodução/TV Globo
Rompimento de tubulação na Freguesia do Ó
Reprodução/TV Globo
Beverly Hills Paulista: Prefeitura de Barueri recapeou 30 vezes mais o condomínio de luxo de deputado do MDB do que bairros pobres